UaCuida

View Original

Amamentação: Cuidados com as Mamas

Breastfeeding: Breast Care

CUIDADOS COM AS MAMAS: ANTES DO BEBÉ

Como preparação para a amamentação, muitas mães acreditam que devem ter cuidados especiais com as mamas ainda antes do parto.

Massajar os mamilos com cremes de lanolina, apertar ou beliscar os mamilos, usar uma luva de crinolina para esfregar os mamilos, para "criar calo" - mas não existem evidências científicas que provem qualquer vantagem em ação mecânica antes do nascimento.

A grávida deve tomar banho e fazer a sua higiene como fez toda a sua vida, e a hidratação habitual. Não deve usar qualquer tipo de creme para colocar na aréola e nos mamilos.

CUIDADOS DURANTE O INICIO DA AMAMENTAÇÃO 

A ajuda com a mama é mais importante logo após o parto, quando o bebé começa a mamar. O enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica que a estiver a acompanhar poderá ajudá-la neste momento. 

A mãe deve ser ajudada ao colocar o bebé à mama:

  • o contato pele a pele deve ser encorajado, deixando o bebé explorar as mamas;

  • deve-se relembrar que o bebé mama na mama e não só no mamilo;

  • podem experimentar várias posições, de modo a encontrar a mais confortável e mais fácil para mãe e bebé;

  • caso seja necessário, ajudar a mãe a exteriorizar o mamilo antes da mamada;

CUIDADOS COM AS MAMAS: APÓS O INICIO DA AMAMENTAÇÃO

Cuidados com os mamilos

Se o mamilo estiver íntegro (ou seja, sem fissuras) mas dorido, pode deixar o mamilo destapado algum tempo, para não estar em contacto com o soutien/camisola ou até aplicar um pouco de frio (compressas ou discos de hidrogel).

Se surgirem fissuras ou maceração, a pega deve ser revista o mais rapidamente possível. Neste caso deve tentar manter a área seca e arejada, aplicando um pouco de colostro/leite após cada mamada e deixe secar.

Se tiver perdas de leite entre mamadas pode usar discos absorventes, que podem ser descartáveis ou reutilizáveis. Deve ter o cuidado de trocar de discos com frequência, de modo a manter a zona seca e evitar infeções caso tenha fissuras.

QUE SOUTIEN DEVO USAR?

O ideal é utilizar soutiens de amamentação, que normalmente são soutiens sem aro, com copas maleáveis, de material macio e confortável. Existem alguns modelos de soutien de amamentação com aro, mas deve evitá-los enquanto a produção não está regulada, pois restringem ainda mais o corpo e podem provocar ductos entupidos.

O soutien é por si uma peça de roupa que fica ajustada ao corpo, mas deve evitar que esteja demasiado apertado. Pode até já ter alguns soutiens que está a usar durante a gravidez, por isso não se assuste se o seu tamanho aumentar durante os primeiros dias de pós-parto, especialmente durante a "subida" do leite. Não se deixe guiar pelo tamanho nesta altura - normalmente volta a diminuir passado uns dias. Durante este tempo pode utilizar tops de amamentação ou soutiens maleáveis, que esticam mas são confortáveis - e podem até ser utilizados para dormir, caso sinta necessidade.

A sensação de mamas cheias e pesadas assim como a perda de leite entre mamadas vai melhorar após as primeiras semanas, até que vai voltar a sentir o seu peito mole - isto não significa que ficou sem leite! Apenas que a sua produção de leite estabilizou.

O seu tamanho de soutien poderá variar novamente nesta altura, e aí já deve manter-se igual durante o período que amamentar. Em princípio já poderá usar soutiens de amamentação com aro flexível sem risco acrescido, desde que não os use demasiado apertados e durante muitas horas seguidas (por exemplo, a dormir).

Muitas mulheres não usam o tamanho correto de soutien, até porque muitas das lojas comuns de lingerie não têm uma selecção muito alargada de copas e tamanhos. Especialmente para mulheres com peito maior, vale a pena a dispender algum tempo e dinheiro na compra de 2-3 soutiens de qualidade, com a ajuda de uma profissional, experimentando vários modelos e tamanhos até encontrar o certo - é um investimento na sua saúde (na sua postura) e na sua auto-estima!


BIBLIOGRAFIA:

See this content in the original post