Amamentação: Pega Correta
Breastfeeding: Correct Latch
O QUE É A PEGA?
Já mencionamos a pega em nos vários artigos sobre amamentação, mas hoje vamos explicar melhor como identificar uma pega correta e eficaz vs uma pega incorreta.
O recém-nascido nasce com alguns reflexos primitivos, que o ajudam a sobreviver após o nascimento. Dois desses reflexos são o reflexo de busca - quando existe toque ou estímulo na cara do bebé, ele vai virar a cara para procurar o que lhe tocou - e o reflexo de sucção, que faz com que o bebé tente sugar vigorosamente o que lhe tocar nos lábios. Estes reflexos são essenciais para o início da amamentação!
A pega é a maneira como o bebé abocanha o seio (o mamilo e a aréola) para mamar. Já sabemos que o bebé é capaz sugar instintivamente, mas vai ter que aprender a sugar corretamente na mama da mãe, de modo a poder retirar a maior quantidade de leite possível.
Vamos observar como o bebé pega na mama neste vídeo:
Como podemos ver no vídeo, o bebé vai ter que sugar o mamilo e aréola da mãe, que esticam bastante até ao fundo da boca do bebé, onde o palato (o céu da boca) é mole, e não causa dor nem desconforto à mãe. Esta é uma pega correta.
Se o bebé só sugar na ponta do mamilo, sem aréola, o mamilo não vai esticar tanto e vai ficar a bater no palato duro (a zona do céu da boca logo atrás das gengivas/dentes), o que causa dor e trauma na pele do mamilo.
Do exterior, a diferença é visível:
o bebé tem a boca pouco aberta,
está a sugar só na ponta do mamilo,
a aréola está toda visível;
COMO FAZER UMA PEGA?
O bebé vai ter que aprender a mamar e a fazer a pega corretamente, por isso vai ser uma questão de treino e tentativa e erro - para o bebé e para a mãe!
Como vimos no vídeo, os passos para fazer uma pega são:
posicionar corretamente o bebé para a mama;
estimular o bebé, tocando com a ponta do mamilo no seu nariz ou nos seus lábios;
assim que o bebé abrir bem a boca (pode ter que repetir algumas vezes), encostar o bebé à mama, no sentido de baixo para cima;
verificar se o bebé está a mamar com uma pega correta;
Quais são os SINAIS DE uma PEGA CORRETA?
Quando o bebé vai à mama, a mãe ou o companheiro devem observar os seguintes sinais:
o bebé tem a boca bem aberta, com os lábios virados para fora;
o bebé deve abocanhar mamilo e aréola, de baixo para cima - ou seja, deve ficar visível mais superfície da aréola em cima do que em baixo;
o queixo do bebé fica encostado à mama;
as bochechas devem estar arredondadas, com aspecto “cheio”;
o nariz pode estar encostado à mama, mas com espaço para respirar;
o bebé está bem posicionado, com a cara e o tronco virados para a mãe (barriga com barriga) e bem sustentado pela mãe ou com a ajuda de uma almofada;
durante a mamada deve conseguir ouvir o ciclo de sugar - engolir - respirar;
A mãe deve sentir o seu bebé a sugar, mas sem dor.
Se o bebé estiver a fazer uma pega ineficaz/incorreta, a mãe vai sentir dor, sem sentir alívio. Se isso acontecer, a mãe deve:
com mãos limpas, colocar o dedo mindinho dentro da boca do bebé devagar, até que o bebé "solte" o vácuo da sucção da mama;
reposicionar a mãe ou o bebé, se necessário;
voltar a tentar!
Se estiver a ter muita dificuldade em conseguir uma pega eficaz ou se a amamentação for sempre dolorosa, deve procurar ajuda especializada. Quanto mais cedo pedir ajuda, mais fácil será ajudar e mais rapidamente poderá recuperar.
Os hospitais e maternidades têm linhas de apoio, e os centros de saúde têm consultas de aleitamento materno, onde podem verificar a pega e tirar todas as suas dúvidas. Existe uma lista de recursos de apoio à amamentação no nosso site, aqui.
Lembre-se que o bebé está a aprender a mamar exatamente ao mesmo tempo que a mãe está a aprender a dar de mamar.
Não é um processo simples e será necessária alguma tentativa e erro, mas isso é absolutamente normal. Se a mãe estiver confiante, tiver o apoio incondicional do companheiro e da sua família e souber procurar ajuda assim que precisar, terá tudo para que seja uma caminhada feliz!