COVID-19 | Indicações Gerais e Sintomas
COVID-19 | General Indications and Symptoms
O novo coronavírus COVID-19 é a maior preocupação de saúde da atualidade, e o nosso público alvo (grávidas, famílias recentes, cuidadores e respectivos dependentes) estão inseridos nos grupos de risco desta doença. Há muita informação disponível nos media e redes sociais, mas é importante verificar que a origem é fidedigna - da Direção Geral de Saúde de Portugal e da Organização Mundial de Saúde.
É possível consultar ainda a bibliografia no final de cada um dos artigos UaCuida.
Se desenvolver sintomas ou sentir agravamento do seu estado de saúde deve ligar para a linha SNS24 (808 24 24 24) ou, se a gravidade assim o justificar, para o 112 . Se lhe foi fornecido o contacto de um profissional de saúde que acompanha o seu caso, deve usar preferencialmente esta via.
Deve ter especial atenção os seguintes sintomas:
Reaparecimento, agravamento ou persistência de febre
Dificuldade respiratória ou falta de ar
Fadiga intensa e anormal
Outros sintomas que motivem a necessidade de falar com um profissional de saúde
Se está em quarentena ou isolamento por COVID-19, é importante perceber que muitas pessoas com esta doença desenvolvem apenas sintomas leves
Nestes casos, espera-se uma recuperação completa sem necessidade de muita intervenção médica
Contudo, se sentir que os sintomas estão a aumentar de gravidade deve de imediato proceder como indicado em cima e não hesitar
Devem evitar-se deslocações ao seu médico assistente e deve ser realizado contacto prévio com os serviços de saúde, averiguando alternativas à deslocação (por ex.: teleconsulta, prescrição de medicação à distância.)
Em situações de emergência com necessidade de ativação de meios de emergência médica pré-hospitalar, deve ser informado o operador da chamada da sua situação de quarentena ou doença.
Siga todas as indicações dadas pela Saúde 24 (808 24 24 24).
Bibliografia:
DGS (2020). Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) - Distanciamento Social e Isolamento Lisboa: DGS.