Posições para Amamentar
Breastfeeding Positions
Qual é a melhor posição para amamentar?
É aquela em que a mãe e o bebé estão confortáveis! Existem várias posições entre as quais pode ir alternando, até encontrar a que melhor de adequa para si e para o seu bebé, naquele momento.
O posicionamento correto da mãe é fundamental para o sucesso da amamentação. Torna o momento mais fácil para a mãe, que se sente confortável, e para o bebé, que tem maior facilidade em pegar corretamente e manter essa mesma pega.
Cada vez mais as mães têm a oportunidade de amamentar na primeira hora de vida, e a primeira posição em que amamentam muitas vezes é a posição recostada.
Nesta posição, a mãe está recostada na cama, com almofadas nas costas para que não esteja completamente na horizontal e para que consiga estar a olhar para o seu bebé. O bebé fica deitado sobre a barriga e o peito da mãe, que o pode segurar nas costas e nádegas ou recostado no seu braço.
Outra versão, ideal para mães que fizeram cesariana, é se o bebé estiver com o corpo sobre o seu ombro, onde não faz peso ou pressão sobre a cicatriz.
Para as variações em que a mãe está sentada, a mãe deve:
ter as costas direitas direitas e apoiadas confortavelmente - utilizar almofadas se necessário;
pescoço e ombros relaxados, sem ficar tensa e sem se debruçar para cima do bebé;
se possível, usar uma cadeira com apoio de braços;
pousar os pés num banco pequeno ou num apoio de pés, de maneira a elevar ligeiramente os joelhos;
é o bebé que é levado à mama, não a mama que vai ao bebé - com a ajuda de almofada de amamentação, maleável;
A posição de embalar é a posição que surge mais naturalmente, pois faz parte do nosso imaginário sobre amamentação. Enquanto a mãe está na posição sentada, o bebé está próximo e voltado de frente para a mãe (barriga do bebé com a barriga da mãe), o tronco e a cabeça do bebé estão alinhados e a cabeça e pescoço do bebé estão apoiados perto da dobra do cotovelo da mãe. As costas do bebé estão apoiadas no antebraço e as nádegas assentes na mão da mãe.
A posição de embalar cruzada é muito parecida à posição de embalar, mas apoiamos o bebé no braço contrário, com a mão a suportar a cabeça e o pescoço e o antebraço o resto do corpo, de modo a ter uma mão livre para suportar a mama e para a cabeça do bebé estar mais livre para se movimentar, para melhor conseguir fazer a pega.
É uma posição muito usada no início da amamentação, com recém-nascidos!
Na posição de râguebi ou debaixo do braço, a mãe está sentada com o bebé pousado ao seu lado, com os pés virados para as costas da sua cadeira ou onde estiver sentada. O bebé fica aconchegado ao seu corpo e sente-se seguro, a mãe apoia as costas do bebé com o antebraço e a cabeça com a mão.
Esta posição é bastante conveniente no início da amamentação, porque a mãe tem boa visibilidade e controlo da cabeça do bebé. Também é a posição ideal para a amamentação de gémeos ou para mães que fizeram cesariana, porque o bebé não fica em cima da cicatriz.
A posição deitada é ideal para as sessões de amamentação à noite ou para mães que fizeram cesariana ou têm pontos e estão mais confortáveis deitadas.
Mãe e bebé deitam-se de lado, muito próximos, barriga com barriga. A mãe apoia a cabeça numa almofada e o braço fica dobrado sob a almofada ou paralelo à cabeça, como for mais confortável. Traga o bebé até à mama, e aconchegue-o com as mãos nas costas e nas nádegas.
Não existe qualquer contra-indicação em amamentar deitada, apesar de alguns mitos afirmarem que poderá ser causador de otites. Enquanto existe um canal que faz ligação da cavidade oral com o ouvido, a maneira como os músculos da boca do bebé se mexem para sugar o leite da mama é bastante diferente da maneira como mexem para beber leite pelo biberão.
Ao mamar, no momento da deglutição (ao engolir) os músculos do palato mole (o céu da boca, ao fundo) sobe e encerra a abertura para o canal para o ouvido. Por isso não é possível que o leite materno seja o causador de otites. A evidência científica demonstra que a ocorrência de otites por aleitamento em posição deitado acontece em bebés alimentados com leite de fórmula (que não tem os mesmos anticorpos que o leite materno) por biberão.
A posição vertical ou de cavaleiro é aquela que o bebé está sentado na sua coxa ou anca, como se montasse um cavalo, com a cabeça e coluna na vertical enquanto mama. Este posição é um bocadinho mais difícil para recém-nascidos, porque precisam de ser muito apoiados, pois não seguram a cabeça, mas pode ser bastante cómoda para amamentar um bebé mais velho que já se sente sem ajuda.
Esta posição também poderá ser a mais confortável para bebés que sofrem com refluxo ou que estejam com infeções nos ouvidos, assim como bebés que tenham o freio curto ou tónus muscular fraco.
Normalmente a mãe não se deve inclinar sobre o bebé para que ele chegue à mama, pois vai ficar numa posição tensa e desconfortável - mas amamentar inclinada pode funcionar esporadicamente, em caso de mastite, ductos entupidos ou outra condição em que a mãe sinta muita dor ao toque na mama. O ângulo diferente poderá ajudar a esvaziar o seu peito de maneira mais eficaz enquanto que algumas mães dizem que a gravidade pode ajudar a libertar ductos entupidos.
Pode ajoelhar-se ou ficar semi-deitada sobre o seu bebé, apoiando-se com a ajuda dos seus braços. Use almofadas para ajudar a aliviar a pressão nas costas ou nos ombros. Esta posição não é ideal para ser usada todos os dias, mas poderá ser bastante útil em situações específicas.
Cada uma destas posições podem ser adaptadas e cada mãe e bebé terão as suas variações. À medida que o seu bebé vai crescendo e tendo outras capacidades, também vão encontrar as posições que serão as mais confortáveis para os dois!