Como Vestir o Meu Recém-Nascido?
How to Dress my Newborn?
Saber como vestir o bebé pode ser tarefa complicada, especialmente nos extremos das temperaturas - quando está muito muito frio ou muito muito calor!
Os bebés e os recém-nascidos têm alguma dificuldade em controlar a sua temperatura corporal, porque a sua pele ainda é muito fina e imatura. Mas isto não significa que os bebés tenham mais frio do que os adultos. Apenas que podem arrefecer ou sobreaquecer muito mais rapidamente, e por isso precisam da nossa ajuda para se manterem confortáveis e protegidos de variações de temperatura que podem causar resfriados.
Qual deve ser a primeira roupa do bebé?
O seu bebé está num ambiente líquido, onde a sua temperatura está sempre perfeita e constante. Ao nascer, vai sentir pela primeira vez como é estar seco - e vai perder calor muito rapidamente. O contato pele a pele é muito importante nesta altura, para ajudar a manter a temperatura e a deixar o bebé confortável.
Quando for vestir o bebé, o ideal será que tenha um conjunto de roupa interior de manga comprida e calças com pés, para que todo o seu corpo fique mais protegido e aconchegado - seja no pico do inverno ou no alto do verão. Não se preocupe, vai ter muitas oportunidades de vestir o seu bebé com mangas curtas e calções!
O primeiro fatinho exterior, que pode ser um conjunto de camisola e calças ou um babygrow, deve ser igualmente quente:
no inverno pode optar por um babygrow ou conjunto tricotado em lã ou um babygrow em veludo com mistura de algodão e lã;
no verão pode escolher um conjunto tricotado em algodão ou um babygrow aveludado de algodão;
Deve complementar com um gorro em malha de algodão ou lã. Pode também calçar meias de algodão ou calçar uns carapins ou botinhas. Em seguida, o bebé deve ser envolvido numa manta de algodão ou lã.
Alguns pais gostam de calçar umas luvas ao bebé, para impedir que ele se arranhe com as unhas antes de serem cortadas. Mas isto impede que os bebés sintam com as mãos, seja a pele da mãe ou ao levar as mãos perto da cara, como quando estavam na barriga da mãe, e pode deixar o bebé mais inquieto!
O QUE VESTIR AO MEU RECÉM-NASCIDO?
A roupa do recém-nascido, especialmente nos primeiros dias, deve ser o mais macia, mais confortável e prática possível. Tanto o bebé como os pais estão a habituar-se a esta nova vivência, a mãe poderá estar a fazer a sua recuperação pós-parto e as primeiras semanas são de descoberta e habituação.
Normalmente os bebés não gostam muito de ser despidos, seja para mudar a fralda ou para trocar de roupa, porque perdem aquela sensação de contacto - a que estão tão habituados, de quando estavam na barriga da mãe. Mas esses gestos vão ser repetidos várias vezes por dia e por isso deve escolher roupinhas que facilitem o acesso sem perturbar muito os movimentos do bebé e ajudem os pais a fazê-lo o mais rápido possível.
Bodies interiores de trespasse, pijamas com camisola e calças e babygrows que abrem entre as pernas (em vez de só de um lado ou nas costas) podem facilitar bastante os primeiros tempos.
COMO SEI SE O BEBÉ ESTÁ CONFORTÁVEL?
Se o seu bebé não estiver confortável, ele vai arranjar maneira de comunicar consigo!
Muitas mamãs acham que o seu bebé tem frio porque as mãozinhas ou os pés estão mais frios - mas isso acontece porque os bebés ainda não têm o sistema circulatório completamente desenvolvido, e as extremidades vão ser sempre um pouco mais frias. Sinta a temperatura atrás do pescoço ou nas costas - se estiver transpirado e com a pele húmida, o seu bebé está demasiado quente!
Se o seu bebé estiver muito quente, poderá ter o cabelo transpirado e as faces avermelhadas - pode ver os outros sinais de sobreaquecimento aqui.
Se o seu bebé estiver demasiado frio, alguns dos sinais a estar atento são:
pele fria e pálida;
choro fraco, sem intensidade;
dificuldade em respirar;
letárgico, sem reação;
Normalmente a "regra" é vestir o bebé com mais uma camada de roupa do que o adulto. Mas tenha sempre em consideração a temperatura ambiente do local onde vai estar.
Se estiver dentro de casa, terá maior facilidade em controlar a temperatura, ao aquecer ou arrefecer o ambiente. Se for para o exterior, tenha consigo uma muda de roupa e um agasalho extra, caso seja necessário.
O QUE VESTIR AO MEU BEBÉ para dormir
Muitas vezes as mães têm dificuldade em saber o que vestir ao bebé para dormir, porque será um período de tempo em que não vai poder estar a controlar a temperatura e o bem estar do seu bebé.
Normalmente os bebés rapidamente aprendem a empurrar os cobertores e lençóis com os pés, e poucas são as vezes que encontramos o nosso bebé ainda tapado ao acordar. Por isso o ideal será poder controlar a temperatura do quarto onde o bebé dorme, mantendo-a entre os 18ºC e 20ºC, e vestindo o bebé de acordo com a temperatura ambiente.
Veja abaixo uma tabela com exemplos de como vestir o seu bebé para dormir:
Esta tabela é apenas sugestiva do que poderá vestir ao bebé, e cada mãe deve avaliar como é que o seu bebé reage em determinadas temperaturas, para além do seu gosto pessoal e prático. Deve ainda considerar sempre se vai usar cobertores, edredons, sacos de dormir ou swaddles - tudo isto faz com que o bebé aqueça, por isso deve retirar uma camada de roupa ou mesmo usar outro tipo de roupa como se a temperatura estivesse mais alta.
Por exemplo: se a temperatura do quarto estiver entre os 18ºC-20ºC mas o seu bebé vai dormir com um swaddle ou um saco de dormir, em vez usar o babygrow + body interior de manga curta, usa só o babygrow de manga comprida.
O QUE SÃO os SACOS DE DORMIR?
Os sacos de dormir são como “sacos de cama” para os bebés, como um cueiro fechado e sem mangas que envolve o bebé mas deixa espaço para que possa mexer os braços e as pernas, enquanto o mantém ligeiramente contidos (nunca tanto como o swaddle) e com o corpo coberto.
Existem sacos de dormir de verão - em tecido mais fino e respirável - e de inverno, que são forrados com fibras sintéticas, que ajudam a manter o calor. Algumas marcas exibem o grau de retenção de calor do saco de dormir em TOGs (uma unidade para isolamento térmico) - normalmente estamos habituados a ver este tipo de informação em sacos de cama de adultos ou em edredons. Para os sacos de dormir para bebés os valores são entre 0,5 TOG (para o sacos de verão) até 2,5 TOG (para sacos de inverno).
Como todas as escolhas que fazemos para os nossos bebés, existem regras de segurança para o uso dos sacos de dormir:
não usar se o saco for demasiado grande: se a cabeça do bebé passa sem problema pelo decote fechado - ou seja, o bebé conseguiria descer e ficar todo dentro do saco, o que poderia causar asfixia;
não usar se a criança é já é capaz de sair do berço;
não usar em combinação com edredon ou cobertores, por risco de sobreaquecimento;
ter sempre em consideração a temperatura ambiente do local, assim como a roupa que veste ao bebé para dormir;