UaCuida

View Original

O Recém-Nascido: Desenvolvimento no Primeiro Mês

The Newborn: First Month Development

Desde o nascimento, os bebés estão em desenvolvimento constante - não só ao aumentar de peso e em comprimento, mas também a nível cognitivo e sensorial, ou seja, estão a aprender sobre tudo aquilo que os rodeia.

Imagine, se de repente fosse acordado de um sono profundo e trazido para um mundo com luzes, barulho, movimentos, cheiros e sensações completamente novas. É um pouco isto que está a acontecer com o seu recém-nascido, que vai fazer um grande esforço para tentar entender o mundo à sua volta. 

Já falámos nas capacidades que os recém-nascidos têm logo após o nascimento. Sabemos que os seus sentidos ainda têm algumas limitações, mas desenvolvem-se rapidamente. Os estímulos externos são essenciais neste desenvolvimento, e vamos apresentar algumas sugestões de atividades para poder fazer com o seu bebé.

O TACTO

O toque físico é o contacto preferido do seu bebé. Até ao nascimento ele esteve com a mãe, num lugar bem quente e apertado, onde todos os barulhos eram familiares e onde se sentia seguro. Por isso o seu colo vai ser o seu lugar ideal para o seu bebé, e a presença e o toque da mãe podem fazer toda a diferença num bebé agitado ou aparentemente inconsolável.

Não deveria existir a ideia de que os bebés são manhosos ou de que ficam mal habituados ao colo. Não é possível estragar o bebé com mimo ou com colo. O seu bebé passou toda a sua vida até agora a ser carregado pela mãe, dentro da barriga. Esteve sempre num abraço quente e cada vez mais apertado, com cheiros familiares e com o bater do coração da mãe como música de fundo. O colo é o lugar mais familiar que o seu bebé tem, e é o que o seu bebé mais precisa. Um bebé que está ao colo ou na mama, que se sente seguro e amparado é um bebé mais calmo, que chora menos e que se adapta melhor.

O QUE PODE FAZER PARA AJUDAR O SEU BEBÉ?

  • Pegue no bebé ao colo, faça contato pele a pele e embale-o suavemente - pode usar uma cadeira de baloiço ou sentar na bola de pilates;

  • Após o banho massaje suavemente o corpo do bebé, sem muita pressão e sem forçar movimentos;

  • Use o seu bebé num pano de babywearing ou marsúpio, numa posição ergonómica, enquanto faz caminhadas ou atividades do dia-a-dia;

  • Deixe que o bebé segure nos seus dedos enquanto conversa com ele;

  • Deixe que o seu bebé mantenha as mãos próximas da cara, pois esta provavelmente seria uma posição que ele tinha dentro da barriga da mãe e que lhe traz conforto e que o ajuda a acalmar;

COMUNICAÇÃO VERBAL E AUDIÇÃO

O som é outro sentido apurado, visto que o bebé ouvia o mundo à sua volta in utero.

O bebé reconhece a voz da mãe e vai mostrando alguma reação aos sons à sua volta - como piscar os olhos, franzir sobrancelhas, chorar - especialmente sons altos e súbitos como palmas, uma porta a bater ou uma buzina de automóvel.

EXPERIMENTE:

  • Fale com o seu bebé, chamando-o pelo próprio nome;

  • Faça-lhe elogios e fale sobre as suas pequenas conquistas diárias (estás muito crescido! que rica sesta! que grande xixi!);

  • Brinque com a voz com que fala ou canta ao seu bebé, usando sons altos, baixos, graves, agudos ou suaves;

  • Deixe o seu bebé ouvir música instrumental suave, melodias repetitivas ou canções de embalar. Pode ainda recorrer aos "ruídos brancos" ou white noise, especialmente para acalmar e adormecer o bebé;

  • Evite ambientes demasiado estimulantes - muitos barulhos, muitas pessoas, cheiros intensos - porque causam hiperestimulação e dificultam o descanso do bebé;

VISÃO E COORDENAÇÃO MOTORA

Logo após o nascimento, o bebé reconhece caras humanas, sendo que a da mãe e do pai serão as suas prediletas! Ele faz um grande esforço para tentar ver o que se passa à sua volta, e consegue fixar o olhar até 30cm de distância.

Ao final de algumas semanas ele vai começar a acompanhar lentamente o movimento com o olhar, ainda sem mexer a cabeça. Vai também começar a imitar expressões faciais mas dê-lhe algum tempo para responder - os recém-nascidos reagem muito mais lentamente do que os adultos, porque o seu cérebro está a processar muita informação!  

TENTE:

  • Pegue no bebé ao colo e fale com ele, olhando-o olhos nos olhos e sorria - o contacto visual é essencial para criar ligação com o bebé e para aprender a comunicar;

  • Quando o seu bebé está alerta e a olhar para si, sorria, deite a língua de fora ou abra a boca - e veja se ele tenta imitar!

  • Com um objecto de cor forte (p ex. vermelho) faça movimentos lentos para cima, para baixo e para os lados - e veja se o bebé tenta acompanhar com o olhar;

  • Nos pequenos intervalos em que o bebé está alerta, pode deixá-lo observar um móbil ou imagens simples de cores contrastantes;

SENSORIAL E MOTOR

Quando o bebé está deitado sobre uma superfície segura, estará de barriga para cima a maior parte do tempo. Nesta posição, é normal que o bebé mantenha os braços e as pernas flectidos (ligeiramente dobrados, não esticados) de forma simétrica. O seu bebé poderá lentamente começar a tentar levantar a cabeça ou virar a cara para o lado, para tentar ver o que se passa à sua volta.

Deite o seu bebé de barriga para baixo várias vezes ao dia - depois de mudar a fralda ou de roupa, por exemplo. Provavelmente terá que o ajudar a virar a cara para o lado, para poder respirar sem problema.

Esta posição vai ajudar a fortalecer os músculos do pescoço, das costas e dos braços, para que o bebé possa segurar a cabeça e mais tarde gatinhar. Por não estarem habituados à posição e ao esforço, muitos bebés "odeiam" estar de barriga para baixo e começam rapidamente a chorar - mas se conseguir manter o bebé de barriga para baixo alguns segundos regularmente, ao final do dia terá conseguido alguns minutos de exercício. Enquanto estiver nesta posição, o bebé deve estar sob supervisão constante. 

O bebé poderá querer segurar no seu dedo ou agarrar-se à sua roupa, mas a maior parte do tempo ele terá as mãos cerradas em punho.

Deixe o bebé experimentar outros cheiros, desde que sejam naturais: uma flor, uma laranja, o jantar a ser cozinhado - mas não exponha o seu bebé a perfumes, desodorizantes ou ambientadores;

Como o seu bebé está constantemente a absorver informação, rapidamente poderá ficar cansado de algumas destas atividades.

Não vale a pena forçar, porque o bebé precisa de tempo para assimilar tudo o que está a aprender e para descansar.

Se o seu bebé virar o olhar, virar a cara ou fizer movimentos bruscos de desagrado, pare com essa atividade e experimente outra ou deixe o seu bebé descansar um pouco!


BIBLIOGRAFIA:

DGS (2013), Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil. DGS: Lisboa