Usar um Swaddle
How to use a Swaddle?
O que é swaddling?
O swaddling é uma técnica milenar que teve origem no período paleolítico, que consiste em “embrulhar” o bebé, de maneira a ficar mais aconchegado, sentindo-se mais seguro, recordando assim os momentos seguros que viveu no útero (na barriga) da mãe. Esta técnica ajuda ainda a minimizar o reflexo de Moro dos bebés recém-nascidos.
Um swaddle é o que se usa para embrulhar ou enfaixar o bebé. Existem dois tipos de swaddles:
o swaddle tradicional, que é um tecido em musselina de algodão ou bambu, como as fraldas de pano mas com pelo menos 120cm de largura;
o swaddle tipo saco, em malha de algodão ou bambu, que envolve o bebé com recurso a velcro, fecho ou molas de pressão;
O que é o reflexo de Moro?
O reflexo de Moro é um reflexo que está presente nas primeiras semanas de vida e consiste num sobressalto (manifestado através do esbracejar e/ou esticar/encolher as pernas) desencadeado por um determinado fator, como por exemplo variações de temperatura, sensação de toque ou a ausência de limites físicos no berço. Este reflexo pode estar mais ou menos acentuado e pode estar presente durante mais ou menos tempo, em média, desaparece entre os dois e os três meses (8 a 12 semanas).
Usar um swaddle é seguro?
Embora o swaddling seja uma técnica que existe há muito muito tempo em várias culturas, o seu uso ainda é considerado por alguns autores um factor de risco de síndrome de morte súbita do lactente (SMSL), uma vez que diminui os despertares espontâneos e pode promover o sobreaquecimento.. Outras razões de preocupação é o aumento da incidência de displasia da anca, se o bebé for mantido numa posição não fisiológica das pernas e articulação da bacia durante muito tempo.
Para evitar qualquer destes problemas, deve respeitar as seguintes recomendações:
Aprenda a enfaixar o bebé numa altura em que ele esteja calmo - é muito mais complicado tentar aprender a embrulhar o bebé no swaddle quando ele está a chorar;
Não embrulhe o bebé demasiado apertado, deve existir alguma folga (para conseguir meter 2 ou 3 dedos entre o pano e o bebé) - suficiente para o bebé se poder movimentar ligeiramente, sem desfazer completamente o “embrulho”;
Nunca enfaixar as pernas do bebé - o bebé recém-nascido dorme naturalmente com as pernas abertas e ligeiramente flectidas, numa posição como as pernas de um sapo, e é importante que exista espaço e liberdade de movimentos para que o bebé possa mexer as pernas para essa posição. O bebé nunca deve ficar com as pernas esticadas e a direito;
Não vestir demasiada roupa ao bebé antes de enfaixar - os bebés nascem sem conseguir regular a sua temperatura muito bem, e ao estarem embrulhados e com muita roupa facilmente podem sobreaquecer. Esteja sempre atenta a sinais de que o bebé poderá estar demasiado quente: suor, o cabelo transpirado, boxexas coradas, respiração ofegante.
Saber quando é altura de deixar de enfaixar o bebé - deve parar de usar o swaddle antes do bebé ser capaz de se virar sozinho (o que acontece entre os 2-3 meses), pois com os bracinhos enfaixados ele não vai conseguir virar-se para cima outra vez, o que pode ser muito perigoso;
Deite o seu bebé para dormir de costas, sempre - está cientificamente provado que é a posição mais segura para os bebés dormirem;
Ao usar um swaddle de pano, verificar se não ficam pontas soltas - tecido demasiado solto, demasiado perto da cara ou pontas soltas podem ser um perigo de asfixia. Trilhe bem as pontas, debaixo do corpo do bebé.
Nem todos os bebés gostam de ser enfaixados, ou de estar enfaixados com os braços presos. Podem ter as mãos junto à cara, até porque é a posição mais semelhante à que o bebé tinha na barriga da mãe.
Os swaddles de saco são bastante mais práticos em alguns destes pontos, pois normalmente têm tamanhos conforme o peso/comprimento do bebé (o que ajuda a não ter pano a mais ou a menos) e espaço amplo para as pernas.
Como é que eu uso swaddle?
Enfaixar o bebé num swaddle de pano, técnica D-U-D-U (Down, Up, Down, Up):
Coloque o swaddle de pano sobre uma superfície segura e sobre a ponta de cima sobre si mesma, para fazer uma forma de diamante. Deite o bebé sobre o pano, com os ombros acima do topo do swaddle.
Vamos fazer o primeiro passo para enfaixar - DOWN (para baixo): deixar o braço do lado esquerdo ao longo do corpo do bebé. Com a ponta esquerda do pano, cruzar sobre o peito do bebé num movimento para baixo e trilhar debaixo do rabinho do bebé. Deve ficar ajustado, mas sem apertar a anca e o pano deve fazer um efeito de “decote em V” sobre o peito do bebé.
O segundo passo - UP (para cima): dobrar a ponta inferior do swaddle sobre o ombro do bebé, num movimento de baixo para cima e trilhar esta ponta atrás das costas do bebé (por dentro do swaddle), dando espaço suficiente para que as pernas se movimentarem livremente.
O terceiro passo - DOWN (para baixo): deixar o braço do lado esquerdo ao longo do corpo do bebé. Com a ponta direita do pano, cruzar sobre o peito do bebé num movimento para baixo e dobrar por baixo das costas do bebé (do lado de fora do swaddle).
O quarto passo - UP (para cima): no seguimento do ultimo movimento, ao passar o pano para as costas do bebé, cruzar o pano nas costas num movimento para cima, de volta para ao lado direito. Trilhar a ponta do pano nas frentes.