Úlceras de Pressão: Cuidados Preventivos
Pressure Ulcers: Preventive Care
O que é uma úlcera de pressão?
Uma úlcera por pressão (também chamada habitualmente de úlcera de decúbito ou escara), é uma lesão localizada da pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão ou de uma combinação entre esta zona e forças de torção.
Surgem regularmente nas pessoas dependentes, que apresentam perda da sua autonomia e défice de mobilidade. Estes fatores, associados a patologias e alterações metabólicas, acarretam consequências nefastas para a saúde, com elevados custos associados, sendo as úlceras de pressão uma destas consequências.
São causa de elevado sofrimento e diminuição da qualidade de vida, tanto das pessoas dependentes como dos seus cuidadores familiares, mas estima-se que cerca de 95% são evitáveis através da identificação precoce do grau de risco.
Como são Classificadas as úlceras de pressão?
A classificação das úlceras de pressão é realizada em categorias ou graus, tendo em consideração a extensão de danos nos tecidos. Deste modo, são várias as possíveis categorias, nomeadamente:
Categoria/Grau I: Eritema (vermelhidão) não branqueável
Categoria/Grau II: Perda parcial da espessura da pele
Categoria/Grau III: Perda total da espessura da pele
Categoria/Grau IV: Perda total da espessura dos tecidos
Não graduáveis/Inclassificáveis: Profundidade indeterminada
Suspeita de lesão nos tecidos profundos: Profundidade indeterminada
Qual a localização mais frequente das úlceras de pressão?
A sua localização depende das zonas a que o corpo é sujeito a maior pressão, associado normalmente a proeminências ósseas. Tendo estes aspetos em consideração, é importante que se tenha especial atenção a determinadas zonas do corpo, para evitar a pressão nas mesmas e massajá-las e hidratá-las regularmente.
As localizações mais frequentes são: região sagrada/cóccix; anca; calcanhar; tornozelo; ombro; cotovelo; costelas; nuca, orelhas e lateral dos joelhos.
Quais são os fatores de risco a que deve ter atenção?
São vários os fatores de risco a ter em consideração, devendo por isso ter especial atenção aos mesmos para prevenir o aparecimento das úlceras de pressão. Estes são:
Imobilidade ou transferência diminuída (perda de mobilidade e ficar acamado é um fator de elevado risco);
Doença renal em fase terminal (pois tem consequências sérias a nível metabólico)
Desnutrição e desidratação
Coma
Envelhecimento
Incontinência urinária e fecal (deve ter especial atenção à muda regular da fralda, para evitar as macerações)
Doença vascular periférica grave
Diabetes
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) grave
Paraplegia e Tetraplegia
Sépsis (acontece quando as bactérias causadoras de uma infeção provocam uma resposta exagerada do nosso organismo, chamada resposta inflamatória generalizada)
Cancro terminal
Doença cardíaca ou hepática
Imunossupressão relacionada com doença ou medicação
Gesso corporal (por exemplo, quando há fratura de um membro com a necessidade de colocação de gesso, é preciso ter especial atenção às proeminências ósseas, para as proteger e almofadar devidamente)
Fatores químicos (desinfetantes e sabões)
Peso corporal
Idade
É importante ter atenção a 5 Forças Externas:
Pressão
Cisalhamento (tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, ou seja, são forças não alinhadas que empurram uma parte do corpo numa direção e a outra parte do corpo na direção oposta)
Compressão
Fricção (causada pelo atrito, caracteriza-se por exemplo pelo arrastar do corpo numa superfície como o colchão)
Temperatura/Humidade
Como pode prevenir as úlceras de pressão?
É importante que adote determinadas atitudes e cuidados para prevenir úlceras de pressão, designadamente:
Cuidados com a pele (massagem, hidratação)
Mudança frequente de posicionamentos;
Alimentação e hidratação adequadas e equilibradas;
Produtos de apoio (colchões anti-escaras/ viscoelásticos, almofadas de posicionamento, cama articulada, colchão adequado, etc);
Incentivar a pessoa a mobilizar-se;
Os posicionamentos adequados e alternância de decúbito no leito são vitais para evitar o aparecimento das úlceras de pressão, assim como o uso de produtos de apoio, como por exemplo:
Qual é o tratamento das úlceras de pressão?
O tratamento das úlceras de pressão é um processo normalmente lento, com custos elevados, tanto económicos, como para a saúde da pessoa/família.
A opção do tratamento a adotar é tomada em cada caso e deve ser feita pela Equipa de Saúde Familiar, mais especificamente por profissionais com conhecimento acrescido no tratamento desta úlceras. Algumas opções/etapas do tratamento são:
Limpeza da úlcera de pressão, com realização de penso com a periodicidade e os materiais adequados a cada situação;
Controlo de infeções (mantendo o ambiente limpo);
Vigilância e apoio nutricional;
Redistribuição de pressão, com alternância de posicionamento e uso de produtos de apoio (como por exemplo: colchões adequados, almofadas, almofadas gel, rolos, entre outros);
Existem vários tipos de produtos de apoio para a pessoa com pouca mobilidade ou dependente, de uso específico para prevenção de úlceras de pressão, apoio nos posicionamentos e aumento da qualidade de vida. Alguns destes materiais são:
BIBLIOGRAFIA:
DGS. (2011). Escala de Braden: Versão Adulto e Pediátrica (Braden Q) . Lisboa: DGS.
Melo, R., Rua, M., & Santos, C. (2014). Necessidades do cuidador familiar no cuidado à pessoa dependente: uma revisão integrativa da literatura. Revista de Enfermagem Referência, Série IV (2), 143-151.
Phipps, W., Sands, J., & Marek, J. (1999). Enfermagem Médico-Cirúrgica: Conceitos e Prática Clínica (Lusociência Ed. 6ª Edição ed. Vol. I). Loures: Mosby, Inc.
Sequeira, C., Lange, C., Sousa, L., & Llano, P. (2018). Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental (2ª Edição ed.). Lisboa: Lidel.